Autor de inúmeros projetos de sucesso como o “Gentilezinha”, o publicitário e empresário carioca Fernando Oliveira, diretor-geral da agência Trinity, é conhecido por criar ações ligadas à responsabilidade social, algo ainda pouco praticado no Brasil, ações ambientais, culturais e esportivas que beneficiam estudantes de escolas públicas cariocas, crianças, jovens e adultos em situação de
vulnerabilidade social no Rio de Janeiro.
Segundo Fernando, o “marketing de causa” pode ser considerado o segundo maior ativo de uma empresa, ficando atrás apenas da inovação. Nascida em 2013, a Trinity é a 1a agência de comunicação focada em ESG (sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e já impactou a vida de milhares de jovens e crianças de comunidades carentes do Rio.
O objetivo principal é produzir eventos socioculturais, ambientais e esportivos transformadores, sempre trazendo benefícios sociais, econômicos e turísticos para a cidade maravilhosa, como também construir um mundo inclusivo, ético e
ambientalmente sustentável, que garanta uma qualidade de vida melhor para todos. Ao todo mais de 200 mil pessoas já foram beneficiadas e centenas de empregos “diretos e indiretos” foram gerados.
Especializada em cultura, esporte e marketing de causa, a Trinity já chegou a crescer 30% em 2020, ano em que o mundo foi surpreendido pela pandemia de Covid-19 e de muitas adversidades. A agência antecipou modelos virtuais para seus projetos para evitar aglomerações e se consolida cada vez mais como uma das mais importantes agências de marketing de causa da cidade do Rio de Janeiro.
Trabalham na criação, produção e gestão de projetos socioculturais, ambientais e esportivos incentivados por meio de leis de incentivo das esferas municipal, estadual e federal. As empresas entram como patrocinadoras das iniciativas e promovem suas marcas. A Trinity possui em seu DNA
orientar as empresas da melhor forma na utilização das leis em benefício próprio, como um “asset” de marketing cultural e responsabilidade social, e também desenvolver projetos de Responsabilidade Social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Fernando Oliveira conta que desde 2015 vem tentando driblar os números assustadores da desigualdade instalada por todos os cantos do Rio de Janeiro através dos projetos idealizados por ele. A pandemia da Covid-19 fez aumentar ainda mais a crise mundial, a fome e os problemas governamentais que são constantemente vivenciados por milhares de pessoas que se encontram em risco social e político no Brasil. Segundo um estudo da organização que debate políticas públicas “Casa Fluminense”, o Rio de Janeiro está entre as 10 metrópoles mais desiguais do mundo.
O publicitário carioca explica que o objetivo do “marketing de causa” é melhorar a imagem institucional de uma empresa que tem sua reputação construída a partir do interesse em contribuir para um mundo melhor.
Segundo o profissional de marketing, em 8 anos a agência atraiu mais de 100 empresas para apoiar os projetos, como: a Companhia de Investimentos Mubadala, a multinacional brasileira de tecnologia VTEX,
o MetrôRio, entre muitas outras. E esse número não para de crescer. A Trinity trouxe “somente esse ano 30 novas empresas e está indo para a marca de cerca de 10 milhões em patrocínio via leis de incentivo. Os números são surpreendentes.
A Trinity é autora de inúmeros projetos já bem consolidados e que fazem parte do calendário cultural do Rio. Entre os “cases” de sucesso da agência, que destina 100% de sua produção ao marketing de causa, está o Projeto “Gentilezinha”, lançado em setembro de 2016.
Inspirado no Profeta Gentileza, autor da frase “gentileza gera gentileza”, o protagonista “Gentilezinha” e seus amigos Luquinhas e Mabel percorrem orfanatos e áreas de risco do Rio ensinando de forma lúdica e divertida práticas de boas maneiras. Também são abordados temas sobre cidadania, respeito, meio ambiente e são pregados o amor e a gentileza.
O projeto também apresentou o espetáculo “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”. Nele, o protagonista e o amigo Luquinhas, um menino negro, lutavam contra o bullying e o racismo. A peça alcançou mais de 15 mil crianças no Rio de Janeiro, teve 28 apresentações teatrais e milhares de curtidas no Facebook. Ao todo 6 mil cartilhas para colorir foram distribuídas gratuitamente.
Em 2021, ele ressurgiu com seus espetáculos teatrais e completou 5 anos com muitas novidades.
O projeto também lançou uma websérie com vídeos educativos sobre cidadania, respeito, gentileza e meio ambiente para o público infanto-juvenil. “Gentilezinha” já tem data para voltar em 2024.
Nos últimos anos, a agência também realizou vários outros projetos de sucesso, como: “Música no Deck”; “Be Kind Festival”; “ReUso Criativo”, que oferece aulas de empreendedorismo, costura básica e especialização em lonas vinílicas; “Rio em Todas as Cores”, que levou arte urbana para as praias através de intervenções artísticas assinadas por André Rongo e outros artistas nas muretas da praia de São Conrado e do Arpoador; entre outros.
A Trinity também fez o lançamento do PlayStation 5, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Uma iniciativa de sucesso criada e organizada pela agência foi o “1o Encontro LIG – Liga Intercolegial de Games”.
O evento de eGames, que aconteceu na Biblioteca Parque Rocinha em maio de 2023, reuniu jovens moradores da comunidade da Rocinha e contou com a presença dos gamers profissionais Vitor Abdalla do Flamengo, Fabrício Paes do Vasco da Gama e do
narrador da FlaTV Emerson Santos (Emershow).
Idealizador de todos esses projetos que movimentam a vida cultural carioca, o executivo de marketing e publicitário Fernando Oliveira, que já passou por grandes empresas como a agência de publicidade DM9, nasceu no dia 23 de abril de 1970, no Rio de Janeiro. Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), na Califórnia, nos Estados Unidos, Fernando é um entusiasta e apaixonado pelo que faz. “Nosso trabalho hoje gira em torno de gerar ativos de ESG para os nossos clientes, para a sociedade e para nós mesmos. Queremos que toda grande empresa seja tão diversa, vibrante e inclusiva como a Trinity é hoje”.
Fernando comemora o sucesso dos projetos da Trinity. Além do “Gentilezinha” (que estará de volta em breve), estão acontecendo a “Casa Digital”, a 5a edição do Reuso Criativo, na Biblioteca Parque da
Rocinha C4, na comunidade da Rocinha, e o projeto “Grandes Navegações”.
“Casa Digital” é um programa inédito e gratuito de integração social, cultural, digital, profissional e tecnológica que engloba duas frentes: o 1o Festival de Cultura Digital, na Biblioteca Parque da
Rocinha, e o Projeto de Capacitação, que consiste em promover cursos com foco no desenvolvimento prático e técnico para ensinar aos alunos habilidades necessárias para navegar e prosperar na era digital.
Projeto das agências ZABEO/Trinity, “Reuso Criativo” consiste em palestras e oficinas práticas com foco na sustentabilidade onde os alunos aprendem a reutilizar lonas descartadas, que costumam cobrir
lonas de sinalização que são utilizadas em eventos e feitas de materiais como polietileno, PVC (Vinil), algodão e plásticos similares, como matéria-prima para a produção de artigos de moda, como: ecobags, shoulder bags, nécessaires, porta-objetos, entre outros. O livro-jogo “Grandes Navegações” está sendo entregue gratuitamente para crianças e adolescentes de escolas da rede pública
de ensino do município do Rio de Janeiro. A distribuição acontece durante todo o mês de maio. As pessoas com interesse em conhecer o jogo estão se dirigindo à Biblioteca Parque da Rocinha C4, na
comunidade da Rocinha. Há jogos disponíveis para o público no local.
Ao todo cerca de mil jogos serão distribuídos. “Grandes Navegações” é um livro-jogo ilustrado que tem o objetivo de ensinar às crianças e jovens da rede pública de ensino educação financeira de forma lúdica, bem-humorada e acessível.
Veículo:
Portal Aqui VAle
Data:
23/05/2024
Confira a matéria na íntegra:
Livro “Gentilezinha” aborda temas como cidadania, repeito e meio ambiente no RJ