Você sabia que 93% das grandes empresas brasileiras já publicam relatórios de sustentabilidade? Esse dado, revelado por um estudo da KPMG, coloca o Brasil em uma posição de destaque na América Latina, ao lado do Chile, que alcançou 96%. Isso reflete um compromisso crescente do setor corporativo brasileiro com a transparência e as práticas sustentáveis, elementos fundamentais para a construção de um futuro mais responsável e ético para o mercado.
Mas, afinal, o que está por trás desse avanço? A resposta é simples: as novas diretrizes e regulamentações que estão moldando o cenário empresarial brasileiro.
O que está impulsionando essa transformação?
- Padrões globais, como a Iniciativa Global de Relatórios (Global Reporting Initiative – GRI) e o Conselho de Normas de Contabilidade de Sustentabilidade (Sustainability Accounting Standards Board – SASB).
- A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que passará a exigir a partir de 2026 das empresas de capital aberto informações ESG seguindo as normas IFRS S1 e S2 do International Sustainability Standards Board (ISSB).
- Um novo mercado de investidores que buscam, cada vez mais, empresas que são atentas aos conceitos ESG em suas atividades.
A Transparência como Diferencial Competitivo
Com tantas mudanças no cenário corporativo, uma coisa ficou clara: a transparência tornou-se um diferencial competitivo. Empresas que publicam relatórios de sustentabilidade e se alinham com as regulamentações internacionais não apenas fortalecem sua imagem, mas também criam um ambiente de confiança, necessário para se destacar no mercado globalizado e cada vez mais consciente.
E a sua empresa, já aderiu à iniciativa?
Se você ainda não implementou um processo de reportes de sustentabilidade, pode estar perdendo uma grande oportunidade. Adotar essa prática não só ajuda a cumprir com as novas exigências, mas também promove um maior engajamento com seus clientes, investidores e outros stakeholders. Além disso, contribui para um futuro mais sustentável e transparente.
Portanto, mais do que uma tendência, a publicação de relatórios de sustentabilidade é uma prática que veio para ficar. Está na hora de sua empresa refletir sobre seu papel neste novo cenário corporativo e aderir a essa prática de responsabilidade e transparência. O futuro está exigindo isso – e você, está pronto para o desafio?
Gostou deste conteúdo? Continue acessando nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontece no setor de sustentabilidade! Ou entre em contato com a gente por e-mail: patrocinio@trinity.ag ou pelo WhatsApp: (21) 99867-7398.